28/03/13

VIAGENS: À descoberta do Ribatejo

4 comentários:
 
Conhecer o nosso património, tão rico, deve ser encarado como tarefa obrigatória. E em tempos de crise como estes que atravessamos o "vá para fora cá dentro" faz mais sentido do que nunca. Aliando estes factores só podemos ter boas surpresas. Foi o que me aconteceu recentemente, por isso partilho convosco dois exemplos a descobrir. Atenção que é proibido tirar fotos no interior de ambas as casas, por isso convém ir de olhos bem abertos!

Casa-Estúdio Carlos Relvas | Golegã. Visita obrigatória para quem se interessa por fotografia. O Chalet, como é conhecido, foi mandado edificar por Carlos Relvas, um abastado lavrador e criador de cavalos local, também fotógrafo amador. Este edifício é um monumento exemplar da arquitectura do ferro (na sua construção foram utilizadas 33 toneladas) e do revivalismo estilístico, como o gótico e o mourisco. Apresenta caracteristicas únicas a nivel mundial uma vez que foi pensado e construído de raiz como monumento aos precursores da fotografia (os franceses Niépce e Daguerre). O objectivo era acolher um laboratório e um estúdio dedicados à prática e investigação fotográfica. Em 2003 a casa foi submetida a obras de reabilitação e restauro e o resultado é exemplar. Muito mais há para descobrir sobre esta personalidade única e sobre a casa, mas a visita guiada, onde o próprio Carlos Relvas "aparece", revela muitas curiosidades.

casarelvas

Casa-Estúdio Carlos Relvas | Golegã


Casa dos Patudos | Alpiarça. O colosso encomendado por José Relvas (filho de Carlos) ao arquitecto Raul Lino foi sua residência até à morte. Lavrador mas também político, diplomata, coleccionador de arte e músico amador, foi ele o escolhido para proclamar a República, a 5 de Outubro de 1910, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa. Apresenta um espólio absolutamente fabuloso de pintura, escultura e artes decorativas, de autores portugueses e estrangeiros, que vai desde finais da Idade Média até ao início do século XX. Também é de visita guiada.

casadospatudos

Casa dos Patudos | Alpiarça

4 comentários:

  1. Conheço a Casa dos Patudos, fui lá várias vezes, enquanto acampava no parque de campismo de Alpiarça. Tenho de ver a Casa-Estúdio Carlos Relvas, que linda *.*

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que giro! Também conheço, é o que fica perto da barragem, certo? Quanto à casa-estúdio, é de ver sim, vale mesmo a pena. :)

    ResponderEliminar
  3. Tanto uma Casa, como a outra são lindíssimas e de visita obrigatória. O espólio da Casa dos Patudos é fantástico.

    ResponderEliminar
  4. É mesmo. Concordo plenamente.

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff