15/07/13

VIAGENS: Chalet e Jardim da Condessa d'Edla

2 comentários:
 
Situado em pleno Parque da Pena, o Chalet fez-me lembrar as casinhas que via nos livros de contos quando era miúda. Para lá chegar tivemos que fugir da confusão de turistas que visitam Sintra num domingo de manhã e subir pela estrada da Serra até chegarmos a um cruzamento. Seguindo na direcção do Convento dos Capuchos, um pouco mais à frente fica a entrada para este tesouro.
Dizem os factos históricos que o Chalet, de inspiração romântica, foi mandado construir pelo Rei D. Fernando II para a sua segunda mulher, Elise Hensler, a Condessa d'Edla, seguindo o modelo dos Chalets Alpinos em voga na altura (1864-1869). Concebido como uma construção de carácter privado, possui uma excelente vista para o Palácio da Pena e também para o mar.
Concluídas as obras de restauro que mantiveram exactamente toda a traça original, o Chalet merece uma visita porque o resultado final é exemplar. O exterior do edifício é todo pintado de forma a imitar tábuas de madeira, e a cortiça é muito utilizada como elemento decorativo. Já no interior o destaque vai para a pintura mural do quarto das Rendas e para o estuque decorativo da Sala das Heras.
O casal também se dedicou à criação do jardim envolvente, conhecido como o Jardim da Condessa, introduzindo espécies botânicas dos quatro cantos do mundo que fazem companhia às Pedras do Chalet, o imponente conjunto de blocos de granito que actualmente já se encontra meio escondido pela vegetação.

Preço: Bilhete Parque + Chalet 9€ 

A boas notícia para os munícipes do concelho Sintra, como é o meu caso, é que as entradas para os monumentos que fazem parte da Parques de Sintra são gratuitas aos domingos até às 13h00.


Vista exterior do Chalet.
Cá está a cortiça a decorar o exterior.
Mais um pormenor decorativo e a pintura a imitar madeira.
A entrada com uma réplica da Condessa a dar as boas-vindas.
Vista para o jardim de uma das divisões.
As madeiras rendilhadas das escadas.
Uma parte do estuque decorativo da Sala das Heras.
O Quarto das Rendas.
A vista privilegiada para o Palácio da Pena é linda!
Alguns blocos de granito já camuflados pela vegetação.
Os fetos arbóreos provenientes da Austrália e Nova Zelândia.
Recantos frescos e românticos não faltam.
Uma árvore com um tronco muito original!








2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo restauro! Está magnífico. Fui uma das felizardas que passaram ali uns dias de férias aí há uns 50 anos! Posso garantir que está como era, antes de ter sido vandalizado. Obrigada pelo que fizeram.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente restauro!
    Tive o privilégio de passar uns dias de férias nesse magnífico Chalet, foi há 50 anos, mas recordo bem como esse local era antes de ter sido abandonado, vandalizado incendiado, mas enfim renasceu como era LINDO!!!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff